Puxando as orelhas de um menino da galera de Darwin

segunda-feira, outubro 27, 2008

A Nomenklatura científica sabe disso há pelo menos duas décadas. A galera dos meninos e meninas de Darwin desconhece, e bufa de raiva quando as insuficiências fundamentais do neodarwinismo no contexto de justificação teórica são apresentadas aqui neste blog.



Um desses infantes disse que devido a minha formação ser em Letras, eu nada saberia de biologia, que minha crítica ao darwinismo teria parado no tempo, e não consigo conceituar a teoria sintética da evolução e nem toda sua contribuição para a ciência atual. Será que ele lê o meu blog? Se lê, não entende os temas científicos aqui abordados.

Ao proibir-me falar de biologia, ele não sabe, mas eu estou em boa companhia: Darwin também não tinha formação acadêmica em biologia, mas apenas em teologia. Ia ser o Rev. Charles Robert Darwin, pastor da Igreja Anglicana, para não desapontar o pai em não ter profissão nenhuma, e não ser a vergonha da família.

Atribuiu-me ser um mau jornalista que entra em temas que não me dizem respeito, e que por participar do mestrado em História da Ciência há anos eu já teria sido jubilado. É, realmente, este menino da galera de Darwin lê, mas não entende o meu blog.

A Nomenklatura científica, a Grande Mídia tupiniquim e internacional, mais a galera dos meninos e meninas de Darwin são, segundo Gould, “Darwinistas fundamentalistas”.

Os meninos e meninas da galera de Darwin bufam de raiva porque eu já fui evolucionista de carteirinha. Deixei de sê-lo pelo exame da literatura especializada onde o status epistêmico do neodarwinismo era questionado por alguns cientistas de renome. Dou dois exemplos abaixo:

“A síntese neodarwinista está efetivamente morta, apesar de sua contínua presença como ortodoxia nos livros-texto [de biologia].” [1]

“A maioria dos observadores vê a atual situação na teoria evolutiva — onde o objeto é explicar como, e não se, a vida evolui — como beirando ao caos total.” [2]

Fui, com pena deste infante que ainda tem muito a aprender em ciência.

NOTAS:

1. “The neo-Darwinism synthesis is effectively dead, despite its continued presence as textbook orthodoxy.” GOULD, Stephen Jay. Is a new and general theory of evolution emerging? In: Paleobiology 119, 119-20, 1980.

2. “Most observers see the current situation in evolutionary theory – where the object is to explain how, not if, life evolves — as bordering on total chaos.” ELDREDGE, Niles. (1982): An ode to adaptive transformation, in: Nature 296, 508-9, 1982.