Professores de biologia: não escolham 'gato' por 'lebre' – digam NÃO!

quarta-feira, julho 26, 2006

UM BRADO DE ALERTA PARA TODOS OS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DO BRASIL

Louvável a iniciativa do governo federal em distribuir gratuitamente esses livros para quase 7,5 milhões de alunos do ensino médio de 14.727 escolas públicas federais, estaduais e municipais. Os alunos vão receber livros de biologia no início do ano letivo de 2007.

Um alerta para todos os professores de Biologia do Brasil – vocês é que terão a responsabilidade de escolher os livros-texto. Em 2003 e 2005 eu entreguei análise-crítica de livros didáticos de Biologia do ensino médio ao MEC/SEMTEC destacando que a abordagem da origem e evolução da vida naqueles livros estava desatualizada e utilizando duas fraudes e evidências científicas distorcidas a favor do FATO da evolução.

Para ler a análise-crítica enviada ao MEC/SEMTEC clique nos links abaixo indicados.

Clique aqui 1

Clique aqui 2

Clique aqui 3

A LDB 9.394/96 No Art. 35, I, III preconiza que o ensino médio tem entre suas finalidades habilitar o educando a ser capaz de continuar aprendendo, a ter autonomia intelectual e pensamento crítico.

Os PCNs do Ensino Médio, nas suas Diretrizes Curriculares Nacionais (Competências e Habilidades das Ciências Naturais) afirmam que o currículo deve permitir ao educando “compreender as ciências como construções humanas, entendendo que elas se desenvolvem por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas...” e que “a ciência não tem respostas definitivas para tudo, sendo uma de suas características a possibilidade de ser questionada e de se transformar”.

O MEC/SEMTEC leu e não entendeu aquela análise-crítica, informando apenas que não tinha uma equipe de especialistas para analisar o conteúdo desses livros-texto. Agora parece que tem.

Eu li todo o Guia do Livro Didático do Ensino Médio – Biologia, elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), e não vi nenhuma crítica dos analistas quanto a ausência em todos os livros-texto aprovados sobre a abordagem das seguintes insuficiências epistêmicas fundamentais que a atual teoria da evolução (neodarwinismo) não consegue responder:

A. Questões de Padrão, diz respeito à grande escala geométrica da história biológica: Como os organismos são inter-relacionados, e como que nós sabemos isso?

B. Questões de Processo, diz respeito aos mecanismos de evolução, e os vários problemas em aberto naquela área, e

C. Questões sobre a questão central : a origem e a natureza da complexidade biológica - a “complexidade biológica” diz respeito à origem daquilo que faz com que os organismos sejam claramente o que são: complexidade especificada de informação biológica.

Vocês vão escolher e recomendar 'gato' por 'lebre'. Aprovando esses livros, vocês se tornarão 'inocentes úteis', pois estarão dando o seu aval para um conteúdo didático desatualizado, inexato e ideologizado.

Pobres alunos do ensino médio do Brasil – vão ser 'doutrinados' no naturalismo filosófico em vez de serem 'educados' no naturalismo metodológico, e têm a sua cidadania violentada por não terem acesso à informação do atual status epistemológico do neodarwinismo: uma teoria científica morta há um quarto de século, ainda insepulta e mantida 'viva' pela Nomenklatura científica que não quer discutir a questão em fórum público.

Pro bonum scientiae – diga NÃO a tudo isso, não recomende esses livros-texto e peçam a instalação de uma comissão imparcial de especialistas que recomende objetivamente o que deve ser acolhido na abordagem de assunto ainda controverso e polêmico, mesmo na Academia. Um ato de desonestidade acadêmica estão fazendo com vocês e os alunos do ensino médio do Brasil.

Chamam isso de educação- cidadã. Eu chamo de abominável doutrinação!

+++
Professores já podem escolher livro de biologia
Portal MEC - Susan Faria e Lucy Cardoso | 25.7.2006 | 15h38
http://abrelivros.org.br/abrelivros/texto.asp?id=1766
Cerca de 7,5 milhões de alunos do ensino médio de 14.727 escolas públicas federais, estaduais e municipais vão receber livros de biologia no início do ano letivo de 2007. A escolha será feita pelos professores a partir da resenha de nove obras disponível no Guia do Livro Didático do Ensino Médio – Biologia, elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).
Para cada obra, o Guia indica síntese avaliativa, sumário, resenha, análise e recomendações ao professor. Desta vez, a escolha será feita unicamente pela internet. A diretoria das escolas que não têm acesso à rede deve procurar a Secretaria de Educação.
No período de setembro a dezembro próximo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) enviará os livros às escolas pelos Correios. A versão impressa do Guia chegará na próxima semana aos estabelecimentos de ensino, que terão prazo entre 1º e 18 de agosto para definir o título a ser adotado.

Pela primeira vez, estudantes de ensino médio da rede pública receberão livros de biologia gratuitamente. “Isso é fundamental para os alunos e para os professores”, observou Sônia Schwartz Coelho, coordenadora de produção e distribuição de livros didáticos do FNDE. Ela destaca que são livros de excelente qualidade, tanto no conteúdo quanto no aspecto físico. Os exemplares devem durar no mínimo três anos — ao fim de cada ano letivo, o aluno terá de devolvê-lo à escola para dar a chance a outro estudante de utilizá-lo. “São obras que nas livrarias custariam caro e precisam ser conservadas”, ressaltou Sônia.
Custos — A seleção e a distribuição de livros de biologia fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (Pnlem), que começou a ser executado em 2004 com distribuição de obras de português e matemática para estudantes das regiões Norte e Nordeste. Posteriormente, a ação foi estendida a todas as séries, em todo o Brasil. As escolas não precisam escolher as coleções de português e matemática porque a atual opção vale por três anos. Terão apenas de indicar o montante de reposição. A escolha só ocorrerá em caso de novas escolas.
Em Minas Gerais, a Secretaria estadual de Educação tem programa próprio de distribuição dos livros. Portanto, somente as escolas federais e municipais receberão as obras de biologia.
Para adquirir e distribuir os 8,2 milhões de exemplares, o investimento do FNDE é de R$ 94,9 milhões. Todas as escolas beneficiadas estão cadastradas no Censo Escolar de 2005, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).
Os professores devem fazer a escolha e podem obter mais informações na página eletrônica do Guia.